terça-feira, 22 de setembro de 2015

Terceira Guerra Mundial irá começar pelo Clima, diz cientista.

FrederickeFredericka de Paula compartilhou um link.
2 h ·

Um relatório de ex-militares americanos traz uma nova perspectiva para as consequências das mudanças climáticas: as alterações na natureza do planeta podem aumentar o número e a severidade dos conflitos globais. Isso ocorreria porque várias regiões podem se tornar inabitáveis, e novas rotas comerciais e militares seriam criadas entre os países. O relatório apresentado neste ano explica como temperaturas médias mais altas podem ter implicações para a segurança nacional, e os militares acreditam que ações precisam ser tomadas para evitar um confronto.



Ex-militares trazem nova perspectiva para as consequências da degradação do meio ambiente

De acordo com o site britânico Daily Mail, o documento foi feito pela CNA Advisory Board, um grupo de oficiais aposentados do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Os militares expressaram surpresa que as mudanças climáticas ainda sejam um objeto de controvérsia e polarização de debates. Eles apontam tais fenômenos devem ser amplamente discutidos como um problema que não pode ser deixado para depois.

Em áreas como África, Ásia e Oriente Médio, os impactos da mudança climática já se fazem sentir. Climas extremos causam catástrofes como secas prolongadas e enchentes, que resultam em menos produção de alimentos e imigração populacional. O relatório recomenda que os Estados Unidos tomem a liderança na preparação para as mudanças climáticas. Além disso, também precisam se preparar para potenciais operações militares no Ártico, pois o gelo começa a derreter — fato que podem abrir novas rotas entre os países, como entre Alasca/Rússia, e mudar a forma como os militares se organizam.