quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Filmes alemaes mostrando a vida na DDR - Good bye Lenin.





Assistam alguns filmes alemães - nada melhor do que saber como era um pouco a vida do outro lado na Alemanha Oriental. Esse filme não mostra muito a dureza da vida das pessoas que ficaram no lado comunista. É uma comédia, mas, vou postar outros que eu conseguir achar com legendas em português, senão em inglês.
 Assista online ou veja trailer abaixo, ou lenha antes sobre o filme, o que você quiser. Bom filme!
Sinopse: Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos.
Assista online: http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-adeus-lenin-legendado-dublado-online.html

Abaixo está um resenha...nao a li pois estou sem tempo. Nao tenho como avaliar.
Mas, já assistir o filme. Voce vai rir e vai chorar



Resenha – Adeus Lênin (2003)

Adeus Lênin (Good Bye, Lênin!, 2003) 121 min
Direção: Wolfgang Becker
Roteiro: Wolfgang Becker
Com: Daniel Brühl, Katrin Sass, Chulpan Khamatova, Maria Simon
Antes da queda do Muro de Berlim, em outubro de 1989, muitos já estavam desacreditados na esperança de uma sociedade justa com o socialismo, porém, alguns ainda acreditavam, e esperançosos, esperavam o triunfo da Alemanha Oriental, e o filme Adeus Lênin nos apresenta uma dessas pessoas.
Christiane (Katrin Sass). Comunista fervorosa, que colocava nos seus esforços para o governo, as suas esperanças e toda sua vitalidade. Porém, sua força é interrompida quando vê seu filho, Alex (Daniel Brühl) num protesto de ativistas contra o governo socialista, Christiane sofre um ataque cardíaco e conseqüentemente entra em coma.
Os médicos dão o atestado de que Christiane não agüentaria mais esforços emocionais, por seu coração estar fraco.
Então, quando Christiane acorda, Alex se vê em um embate:
Como contar a mãe que não existe mais a Alemanha Oriental?
Como fazê-la compreender que todos os seus esforços para o progresso de sua nação foram em vão?
E como fazer isso tudo, sem que sobrecarregue seu coração?
Não contando. Então Alex começa uma audaciosa farsa.
Tentar convencer a mãe, que está de cama, de que o muro nunca caiu e que o socialismo ainda triunfa naquele país.
E por meio das confusões para que nada saia errado, que essa comédia dramática se passa, Alex se vê em vários embates, como a falta de produtos antes encontrados, e os pedidos da mãe para que a deixe assistir televisão.
Wolfgang Becker se sai muito bem na direção do filme. O elenco é impecável, desde o protagonista Alex, vivido muito sagazmente pelo ator Daniel Brühl, à sua irmã (Maria Simon), que após a queda do muro, se rende para o capitalismo e começa a trabalhar numa unidade do Burger King.
Alex então, com ajuda de alguns amigos, consegue criar a imagem de um sistema político perfeito, que atenda as especificações e aos sonhos ternos de sua mãe.
Não se trata de um filme que faz apologia a partidos ou sistemas políticos. É mostrada tanto a face boa quanto à face ruim dos dois sistemas – Capitalismo e Socialismo.
No fim das contas, Adeus Lênin é um filme gostoso de assistir. E além de entretenimento, é um filme muito citado em cursos preparatórios para vestibular
 http://cinesom.wordpress.com/2009/12/12/resenha-adeus-lenin-2003/