Com a vitória nas eleições, o Syriza garante 144 cadeiras no parlamento – cinco a menos do que tinha antes da renúncia
REDAÇÃO ÉPOCA
20/09/2015 - 20h08 - Atualizado 20/09/2015 20h13
>> Alexis Tsipras, primeiro-ministro da Grécia, renuncia ao cargo
"Eu quero agradecer a todos vocês do fundo do meu coração por essa grande vitória - uma vitória do povo", disse Tsipras pelo Twitter, de acordo com o G1. "Hoje, a Grécia e o povo grego são sinônimos de orgulho e perseverança", afirmou, durante seu discurso na praça central de Atenas.
>> Grécia paga dívida de US$ 1,6 bi para FMI
O líder conservador grego Evangelos Meimarakis reconheceu sua derrota nas legislativas. "O resultado eleitoral parece se consolidar com Syriza e o senhor Tsipras na liderança. Eu o parabenizo e peço que crie logo o governo que é necessário", disse. Tsipras foi também felicitado pelo presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, que se disse ansioso para trabalhar com o governo grego em busca de reformas.
>> Mais notícias sobre a Grécia
Tsipras foi eleito primeiro-ministro da Grécia em janeiro, mas renunciou ao cargo em agostoapós sua coalisão de governo se fragmentar depois do acordo com os credores do país por um novo pacote de resgate financeiro.
A vitória garante 144 cadeiras ao Syriza no Parlamento – que tem 300 – cinco a menos do que o partido tinha no início do ano. Tsipras disse que vai formar uma coalizão de governo com o Gregos Independentes, um partido da direita soberanista.
RC
http://epoca.globo.com/tempo/filtro/noticia/2015/09/um-mes-depois-da-renuncia-tsipras-retoma-o-poder-na-grecia.html